A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) foi contemplada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com mais 12 cotas de bolsas vinculadas a três programas institucionais de iniciação científica e tecnológica. O que permite contemplar mais 12 alunos classificados nos editais Pibic/CNPq Nº 006/2023, Pibic-AF/CNPq Nº 005/2023 e PIBITI/CNPq Nº 007/2023.
Destas bolsas, sete cotas são para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ações Afirmativas (Pibic-AF), duas bolsas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e três cotas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).
A Diretoria de Iniciação Científica da Unemat fará a indicação dos bolsistas dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq (Pibic, Pibiti, Pibic-Af) do ciclo 2023-2024, na Plataforma Carlos Chagas, até o dia 15 de setembro.
Com a ampliação, a Unemat chega a 77 cotas pelos três programas, sendo 59 no Pibic, 10 cotas no Pibic-AF e 8 no Pibiti. As bolsas têm como um dos objetivos promover aos alunos bolsistas a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa científica e tecnológica, bem como estimular o desenvolvimento do pensar científico, tecnológico, inovador e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.
O aumento do quantitativo faz parte do segundo ciclo de concessão das bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica da edição 2022-2024. Ao todo, o CNPq suplementou os Programas Institucionais Brasileiros de Iniciação Científica e Tecnológica com 3.000 bolsas, sendo 1.000 para o Pibic, 1.500 para o Pibic-Af e 500 para o Pibiti.
A distribuição destas bolsas às Universidades foi realizada de acordo com os critérios estabelecidos pelo próprio CNPq.