Destaque Dia a dia

Unemat inicia comemoração dos 45 anos com sessão solene conjunta de seus conselhos

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) celebrou nesta terça-feira (26) seus 45 anos de existência completados no dia 20 de julho. A programação, aberta à comunidade, foi realizada em Cáceres (MT), cidade onde a Unemat nasceu e abriga a Reitoria da Universidade. A cerimônia aconteceu no Auditório Edival dos Reis, do Câmpus da Unemat, com a presença de cerca de 300 pessoas.

“A Unemat foi se constituindo e se enredando com a história de cada pessoa que sonhou e lutou para transformar esta instituição no patrimônio do nosso povo, da nossa gente, daqui deste Estado”.  Disse Vera Maquêa, reitora da Unemat após a contextualização da história da Unemat contada no início da cerimônia. Durante a Sessão Solene conjunta dos Conselhos: Curador (Concur), de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) e Universitário (Consuni), composto por alunos, professores e profissionais técnicos dos 13 câmpus da Instituição foram homenageados 92 servidores aposentados a partir 2018, com Diplomas de Reconhecimento Profissional.

“Nesse momento de homenagem, que vai muito além do reconhecimento pessoal de cada um e de cada uma, é um momento de reconhecimento por uma vida de dedicação na construção desses 45 anos da Universidade que nós temos hoje, grandiosa, extraordinária, de extrema importância social para o nosso estado. E a universidade que nós construímos até aqui precisa de novas energias, de novas inteligências, que serão inspiradas por cada um, por cada uma de vocês. Tenho certeza que todo mundo aqui tem um monte de alunos e alunas que estão por aí levando adiante o sonho de desenvolver a nossa cidade, o nosso estado, o nosso país.

Hoje somos um dos países que mais consome tecnologia digital, mas nós somos consumidores. Vejo muita gente empolgadíssima com a inteligência artificial, mas ela só existe se existir inteligência humana. Para mudarmos esse lugar de país consumidor, é preciso que sejamos as cabeças que pensam e produzem, inclusive a inteligência artificial. Um país que não compreende a importância de uma universidade não se desenvolve”, frisou a reitora, Vera Maquêa.

A professora Vera Regina Martins e Silva falou em nome dos servidores aposentados homenageados e citou o quão especial foi estar presente nas comemorações dos 45 anos, após uma pandemia. Ela disse ainda que a Unemat é uma instituição forte que pode ser definida em três palavras. “Ousadia, esperança e sonho”. Segundo ela, o sonho de fazer ensino superior em Cáceres, em 1978, foi aprimorado pelo professor Maldonado, que contagiava a todos com suas ideias transformadoras. A professora também citou como missão um compromisso. “Nós somos formadores, enquanto professores formadores, nós temos grande responsabilidade de formar professores que sonhem e ensinem seus alunos a sonhar, só assim faremos com que essa roda ande”, falou a professora aposentada que avistou entre os presentes dois egressos, “o Pedrinho e a professora Salete” da primeira turma da Unemat, então Instituto de Ensino superior de Cáceres (Iesc).

Durante as comemorações dos 45 anos, o livro “Unemat: uma universidade para o terceiro milênio”, de autoria do professor Carlos Alberto Reys Maldonado teve sua segunda edição lançada. A nova edição foi organizada pela pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Nilce Maria, agora em formato digital.

“A segunda edição deste livro é resultado de um sonho, um sonho de fazer circular, com ainda mais força, as compreensões de Maldonado sempre atuais sobre o Ensino Superior e sobre a Unemat”, contou Nilce Maria.

A Unemat também homenageou todos os ex-reitores e vice-reitores da Unemat por contribuírem com a gestão e formação da comunidade universitária. Os professores Rodrigo Zanin e Nilce Maria, gestores da Unemat na gestão 2019-2022 receberam os certificados de honraria das mãos da atual reitora, Vera Maquêa, representando todos os demais gestores da Instituição. Vera Maquêa e Alexandre Porto, vice-reitor, ainda instituíram a Câmara Consultiva de ex-reitores e vice-reitores da Universidade por meio da portaria que assinaram.

Às instituições Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci), Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso (CEE) e Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) foram entregues Moção de Agradecimento pelo apoio na consolidação do ensino superior público estadual ao longo da história da Unemat.

Rodrigo Zanin, Assessor Adjunto da Seciteci, que recebeu a Moção de Agradecimento pela Secretaria, disse que a palavra inovação parece estar no DNA da Universidade do Estado de Mato Grosso, sem mesmo ter tido a intenção. “A Universidade do Estado de Mato Grosso é a primeira universidade que pensou num formato de fazer graduação diferente, e esse formato foi exportado para o resto do país. Estão querendo discutir que os alunos pós-graduandos sejam chamados de pesquisadores em formação, quando a Universidade do Estado de Mato Grosso já faz isso há muito tempo, boa parte dos nossos professores e pesquisadores foram formados em exercício, tudo isso já aconteceu. A Unemat é contemporânea quando faz pesquisa. Pesquisa sobre meio ambiente, questões culturais, povos originários? A Unemat já faz isso há muito tempo! Essa é a Unemat que aceitou, discutiu e avançou uma ideia que hoje está sendo discutida no país que é a creditação da extensão. Na Unemat nós já estamos fazendo. A Unemat é inovação no interior e com orçamento bastante enxuto. Por essas e outras precisamos comemorar muito a nossa Universidade que é Patrimônio do Povo de Mato-Grosso”.

O evento contou com a presença dos Diretores Político-Pegadógicos e Financeiros e os Diretores Administrativos dos 13 câmpus da Instituição.

Além da reitora, participaram da mesa de autoridade o Assessor Adjunto da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso, Rodrigo Zanin; o vice-reitor da Unemat, Alexandre Porto; os pró-reitores da Unemat: de Ensino de Graduação, Nilce Maria; de Pesquisa e Pós-Graduação, Áurea Ignácio; de Extensão e Cultura, Everton Nascimento; de Assuntos Estudantis, Juliana Mattiello; de Administração, Miguel Castilho; de Gestão Financeira, Tony Hirota e de Planejamento e Tecnologia da Informação, Darlan Guimarães; o representante dos docentes, professor Laudemir Luiz Zart; o representante dos técnicos, Luiz Wandereli dos Santos e o representante dos acadêmicos, Bruno Lima de Oliveira.

Unemat 45 anos

Atualmente 23 mil alunos são atendidos pela Unemat em 13 câmpus, 21 núcleos pedagógicos e 27 polos educacionais de Educação a Distância, estando presente de forma indireta, em todo o Estado.

Atualmente, a Instituição conta com 60 cursos presenciais de oferta contínua, além de 85 turmas em modalidades diferenciadas. Já na pós-graduação, a Unemat possui 26 programas totalizando 31 cursos, sendo três doutorados em rede e cinco doutorados institucionais, sendo um profissional e quatro acadêmicos; 23 mestrados, sendo 11 mestrados acadêmicos e 12 mestrados profissionais. Temos também dois doutorados interinstitucionais e um mestrado interinstitucional.

A Unemat, desde sua criação, vem desenvolvendo ações pioneiras para atender à população de Mato Grosso e às demandas específicas do Estado, tanto para formação de professores como para formação de profissionais de diferentes áreas do conhecimento.