A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), por meio da Secretaria de Assuntos Comunitários (SAC), e em parceria com diversas entidades do município, participa do projeto Caminhão: Conhecendo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A programação é gratuita e a expectativa é de um público de cerca de oito mil pessoas.
A ação acontece neste sábado (4) e envolverá estudantes, professores, pesquisadores e personalidades locais na promoção de iniciativas de desenvolvimento sustentável em suas comunidades e regiões, além de criar debates e dinâmicas colaborativas para que pessoas e empresas adotem objetivos de desenvolvimento sustentável prioritários e boas práticas para suas rotinas.
Rondonópolis é uma das 13 cidades brasileiras que receberão o Caminhão, que divulgará os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A visita do veículo com mensagens ecológicas acontece na Praça Brasil das 10h até às 17h.
No local serão montadas 13 tendas, onde serão difundidos os desafios e as propostas dos 17 ODSs por meio de diversas práticas, oficinas de robótica, exposições, rodas de conversa, músicas, dicas de negócios, além da veiculação de vídeos, entre outras atividades voltadas à questão da sustentabilidade ambiental. A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) participará com a presença de estudantes e professores de diversos cursos, tais como as graduações em Ciências Biológicas, Engenharia Mecânica, Engenharia Agrícola e Matemática.
A UFR será responsável pelas tendas dos objetivos 9 – Industria, inovação e infraestrutura, com o projeto de ensino de robótica para crianças na escola pública de Rondonópolis; tenda do objetivo 13 – Ação contra a mudança global do clima, com a apresentação do desenvolvimento de pesquisas que visam o combate à todas as formas de poluição e desenvolve ações para a redução dos riscos ecológicos; tenda do objetivo 14 – Vida na água, com a observação de microscópios e material didático para ilustrar os microrganismos patogênicos ou não na água de consumo humano e abordagem sobre doenças de veiculação hídrica. Finalmente, a professora Simoni Maria Loverde Oliveira, coordenadora do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFR irá apresentar às 11h, no palco principal, uma Palestra sobre conservação de nascentes. Confira a programação completa no sítio eletrônico do projeto.
Diversos entidades contribuíram para a realização da estrutura a ser exposta para visitação. “Integram o projeto as Secretarias Municipais de Educação, de Meio Ambiente, de Agricultura, de Trânsito, além de várias empresas, a exemplo da Rumo, do Sebrae, do Sesc, de cooperativas de reciclagem da cidade e da Universidade Federal de Rondonópolis, entre outros partícipes”, explica João Fernando Copetti Bohrer, assessor de análise ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).