Destaque Dia a dia

Com oito novos cursos superiores desde sua emancipação, UFR se firma como indutora do crescimento regional

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) realizou na noite da segunda-feira (14) uma Aula Magna que marcou o início das aulas do curso de Direito na instituição federal de ensino superior. Com isso, já são oito novos cursos superiores viabilizados após 7 anos de emancipação, período em que a UFR saltou de 19 para 27 cursos, se consolidando como uma indutora do crescimento educacional social e econômico de Rondonópolis e região.

De acordo com a Reitora Analy Polizel, o curso de Direito foi criado atendendo uma demanda de profissionais altamente qualificados e fortalecer o sistema de Justiça local. “E ampliar também o acesso ao ensino superior público e gratuito, com direito a uma bonificação estadual, que é um diferencial para a Universidade Federal de Rondonópolis, para Mato Grosso. Ele contribui com a sociedade por meio de projeto de extensão de pesquisa de práticas jurídicas, promovendo a cidadania, inclusão social e o desenvolvimento regional”, declarou.

Ela explica que a UFR experimentou um período de crescimento contínuo desde a sua emancipação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ocorrida em 20 de março de 2018, com a chegada de vários novos cursos e pós-graduações. “Desde sua criação a UFR cresceu com excelência, criando 8 novos cursos de graduação e 6 de pós-graduação. Nós passamos pelo recredenciamento institucional, obtendo em uma escala de 1 a 5 a nota 4,42, que é uma nota de excelência”, completou Analy Polizel.

A Reitora conta que nesse período de sete anos desde sua emancipação a UFR conseguiu ampliar suas pesquisas, projetos de extensão e inovação, destacando ações como na época pandemia do COVID-19, em que o campus da instituição serviu como drive-thru para a realização de exames rápidos contra a doença entre outras ações que atenderam a população com projetos sociais. “Houve modernização da estrutura, finalização de obras inacabadas, e a adoção de energia 100% sustentável. E no momento estamos em expansão. Além de modernizar a situação da estrutura existente, nós conseguimos a expansão”, concluiu.

Novos cursos

Além do Direito, a UFR iniciou em 2025 os cursos de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, e anteriormente já tinha implantado os cursos de Agronomia, Agrocomputação, Engenharia de Software, Licenciatura Intercultural Indígena e Licenciatura em Educação Especial Inclusiva.