A direção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) de Primavera do Leste reuniu autoridades e representantes da sociedade local para um café da manhã nessa sexta-feira (6). O objetivo foi apresentar os diversos cursos e atividades desenvolvidas em seu campus e os esforços da instituição para expandir sua presença e impacto na comunidade local.
O diretor-geral do Instituto Alcindo José Dal Piva destacou a importância da divulgação das oportunidades oferecidas pela instituição e a necessidade de desmistificar a ideia de que a educação superior no Brasil é inatingível, especialmente para aqueles que enfrentam dificuldades financeiras.
Dal Piva enfatizou que todos os cursos são gratuitos e disponíveis para a população primaverense. “A sociedade ainda acredita que é preciso pagar para estudar, mas estamos aqui para mostrar que isso não é verdade”, afirmou.
Ele ressaltou a importância do IFMT como um espaço de inclusão e oportunidades, destacando os mais de 1.500 alunos matriculados em diversos cursos que vão desde o ensino médio até a pós-graduação.
Os cursos oferecidos incluem eletrotécnica, eletromecânica, logística e informática, além de graduações em análise de sistemas, engenharia de controles e automação e licenciatura em química. O instituto também se orgulha de disponibilizar um mestrado em propriedade intelectual e transferência de tecnologia, um marco inédito para o interior do estado.
O diretor sublinhou que a instituição está comprometida em prestar contas à sociedade sobre os investimentos realizados desde sua implantação. “Precisamos mostrar para a comunidade onde estão sendo investidos os recursos e como isso pode ser melhorado, com apoio do governo e da prefeitura”, acrescentou.
Entre os projetos de extensão, o diretor destacou a iniciativa “Mulheres Mil”, voltada para mulheres em situação de vulnerabilidade social, que recebem bolsas para facilitar seu acesso à formação educacional. Outro projeto de extensão igualmente importante é o “Mulheres de Fibra”, que ensina a confecção de peças artesanais a partir da folha da bananeira para mulheres da etnia Xavante.
“Com essas ações, o Instituto Federal de Primavera busca não apenas contribuir para a formação profissional de seus alunos, mas também impulsionar o desenvolvimento social e econômico da região, promovendo uma educação acessível e de qualidade para todos”, completou Alcindo José Dal Piva.
Representando o prefeito Sérgio Machnic, a vice-prefeita Iva Viana destacou a importância dos trabalhos do IFMT para o desenvolvimento e consolidação da cidade como polo econômico. “É muito grande a importância da qualificação dos nossos jovens para ingressarem no mercado de trabalho e também para montarem seus próprios negócios para a nossa economia. Então, o IFMT cumpre um papel muito importante como agente fomentador do nosso desenvolvimento e eles estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido aqui. Em nome da gestão, eu só tenho que agradecer por tudo que já fizeram e fazem por nossa cidade”, declarou.
O encontro também contou com a presença de secretária Municipal de Educação Luciani Cunha, do presidente da Câmara municipal Marco Aurélio Sales, além de outras autoridades e representantes de entidades empresariais e da sociedade civil.