Após questionamento do vereador Marisvaldo Gonçalves (Rep) durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal dessa quarta-feira (18), a prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), informou que os critérios para a instalação de sete equipamentos de fiscalização eletrônica na Rua Dom Pedro II, que corta grande parte da cidade de Rondonópolis, foram definidos pela própria empresa contratada para administrar o sistema de fiscalização eletrônica.
Em seu discurso na Tribuna do Parlamento Municipal, Marisvaldo Gonçalves disse estranhar a instalação do número elevado de radares de fiscalização eletrônica do trânsito na Rua Dom Pedro II, que segundo o parlamentar não registra grande número de acidentes de trânsito, sugerindo que o intuito seria aproveitar o grande fluxo de veículos no local para arrecadar com a aplicação de multas nos condutores de veículos. “Desse jeito vamos trabalhar só para pagar multas”, disparou.
Ele continuou cobrando que o Executivo municipal divulgue os estudos técnicos que embasaram a decisão de instalar tantos equipamentos de fiscalização eletrônica do trânsito numa única via, deixando claro que não teria sido informado a respeito anteriormente.
Outro lado
Questionada a respeito da situação, a Semob confirmou que realmente serão instalados sete equipamentos de fiscalização eletrônica do trânsito na Rua Dom Pedro II, sendo radares fixos, avanços semafóricos e lombada eletrônica, e informou que “todos os pontos definidos para receber algum tipo de equipamento foi apontado por uma pesquisa realizada pela empresa contratada para realizar o serviço de fiscalização eletrônica na cidade”.
A empresa contratada para instalar e administrar o sistema, que inclui equipamentos de restrição de tráfego nas entradas da cidade, lombadas eletrônicas, radares fixos e de registro do avanço em semáforos, foi a Serget Mobilidade Viária Ltda e terá um custo anual de R$ 16.087.998,72 aos cofres públicos municipais.
A Semob informou ainda que o cronograma de instalação dos equipamentos pelas vias da cidade segue em dia e os primeiros deles já começarão a operar com efeito punitivo na próxima segunda-feira (23).
