O vereador Adonias Fernandes (MDB) apresentou um Projeto de Lei na Câmara em que cobra a presença de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em eventos públicos e privados realizados na cidade. O autor do Projeto explica que o seu objetivo é regulamentar em forma de lei municipal a situação, que já é prevista em leis federais, e que a medida valeria tanto para eventos políticos, religiosos, artísticos e sociais, entre outros.
“Nós estamos regulamentando que todos esses eventos tenham que ter um intérprete de Libras. O Censo de 2010 dizia que em Rondonópolis existiam mais de dez mil pessoas surdas. Existe a estimativa de que hoje passem de 15 mil. E o que queremos é a inclusão dessas pessoas”, explicou o parlamentar.
Adonias conta que a Câmara Municipal é pioneira nessa questão, pois há tempos já conta com o trabalho de intérpretes de Libras em seus eventos públicos e nos virtuais, justamente para que essas pessoas com deficiências auditivas possam acompanhar as ações do Legislativo municipal. “Hoje, o que nós queremos é que nos eventos da prefeitura e nos demais tenham esse intérprete. Hoje você vai em qualquer show artístico ou cultural da cidade e não tem nenhum intérprete de Libras. E lá tem surdos. O nosso projeto visa a inclusão desse público”, concluiu.
O projeto do vereador ainda tramitará pelas comissões da Câmara antes de ir à votação em Plenário.
