Destaque Dia a dia

Unemat oferta 39 bolsas de 700 reais para acadêmico de graduação

Estão abertas inscrições para as 39 vagas à Bolsa Integradora ofertada pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) aos seus alunos dos cursos de graduação. O valor da bolsa é de 700 reais e será concedida de setembro a dezembro de 2023. A Bolsa Integradora foi criada para contribuir com a permanência e êxito na formação dos estudantes. As 39 vagas foram distribuídas por câmpus e por período. Cada câmpus receberá três bolsistas, sendo um por período: matutino, vespertino e noturno. O período de inscrição segue até o dia 17 de agosto.

Para concorrer à bolsa o aluno precisa estar matriculado no curso de graduação da Unemat e ter disponibilidade de tempo para o cumprimento da carga horária semanal de 20h presenciais. Estudantes que já possuem Auxílio Alimentação ou Moradia, se contemplados, deverão optar entre o auxílio que já possuem e a Bolsa Integradora.

Não pode concorrer a Bolsa Integradora o estudante que já possui Bolsa Estágio da Unemat ou de outras instituições tanto públicas quanto privadas e estudantes bolsistas de pesquisa, extensão, iniciação à docência ou qualquer outra modalidade de bolsa remunerada; os ingressantes no primeiro semestre; os estudantes da Educação a Distância (EaD) que residam em cidade diferente ao câmpus que tenha vaga de bolsa integradora; e os acadêmicos dos cursos da modalidade Parceladas com etapas presenciais intensivas nos meses de janeiro e julho.

 No momento da inscrição o candidato deve usar o e-mail de acesso ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) e optar pelo período em que pretende concorrer: matutino, vespertino ou noturno. O comprovante de participação será enviado pelo e-mail.  Para preencher o formulário de inscrição clique aqui; https://unemat.br/site/ba  depois no ícone Bolsa Integradora; menu “Formulários de Inscrição do Google Forms”; no submenu Ano 2023/2 Vigente e selecione a opção Inscrição.

Os documentos exigidos durante a inscrição são histórico acadêmico emitido pelo Sigaa com o Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA), atestado de Matrícula do semestre vigente, laudo médico, caso o candidato seja PCD e comprovante de endereço.

O processo de seleção envolve duas etapas distintas. A primeira, de natureza eliminatória e classificatória, trata do preenchimento do Formulário de Inscrição e inclusão de documentos anexos ao formulário e a segunda etapa, de caráter classificatório, realização de entrevista individual. O resultado final será divulgado em 30 de agosto e a convocação dos aprovados para assinatura e entrega de documentos e recibo nos dias 30 e 31 de agosto.

Mais informações estão disponíveis no site da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Prae). Para acessar clique aqui e selecione o ícone Bolsa Integradora.