Ana Sátila, da canoagem, e Kaike Angelim, do jiu-jitsu paradesportivo, venceram as categorias “Atleta do Ano” e “Paratleta do Ano”, respectivamente, do Prêmio Sabino Albertão 2024, que celebra os destaques esportivos do Estado. A cerimônia da premiação ocorreu nesta terça-feira (17.12), em Cuiabá, e contou com a presença do governador Mauro Mendes, da primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, e de atletas de Mato Grosso que competiram nas Olimpíadas e Paralimpíadas de Paris 2024.
“Quero render as minhas homenagens a todos aqueles que fazem parte do esporte em todas as suas dimensões e modalidades. Mas acima de tudo, render a minha homenagem ao secretário Davi e a todos os profissionais da Secel. Tudo que estamos fazendo nos dá certeza de que nós teremos um próximo ano de muitas realizações para o esporte mato-grossense”, declarou o governador Mauro Mendes.
“Eu fico muito feliz de estar aqui celebrando esse momento. Tudo o que eu conquistei na minha carreira foi com o apoio e suporte de muita gente no Estado. Mato Grosso está diretamente envolvido na minha história”, destacou a atleta.
O prêmio Paratleta do Ano ficou com Kaique Angelim, que foi vice-campeão mundial de jiu-jitsu paradesportivo em Abu Dhabi, nos Emirados Unidos, neste ano. O esportista de Cuiabá também recebeu o Troféu de Atleta Superação da competição mundial.
“O prêmio de Paratleta do Ano se torna muito mais forte porque agrega todos esses outros títulos e também a minha história. Retornei aos esportes com medalhas em uma modalidade na qual eu já era campeão mundial, apenas dois anos após sofrer um acidente e tendo que praticar de uma outra forma. Então eu estou muito feliz e grato”, expressou Kaike.
Além dos premiados nas 11 categorias esportivas, o evento homenageou a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, e o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, com o troféu “Amigo do Esporte”. O tributo especial busca reconhecer a contribuição de personalidades ou instituições ao desenvolvimento esportivo mato-grossense.
Também foram homenageados os medalhistas olímpicos e paralímpicos Ana Vitória, Arthur Silva e Érika Zoaga. Os três esportistas de Mato Grosso entraram para o Hall da Fama da premiação por ajudarem a levar o nome do Estado ao cenário esportivo nacional e internacional.
Com o tema “Heróis Olímpicos”, a edição do evento deste ano celebra ainda os demais atletas de Mato Grosso convocados para as Olimpíadas e Paralimpíadas 2024. Ao todo, nove esportistas do Estado participaram das duas maiores competições do planeta, e por isso, foram agraciados ainda com o Prêmio Olímpico do Governo de Mato Grosso (saiba mais aqui)
“Agradeço ao governo Mauro Mendes por todo investimento que possibilita tantas comemorações no esporte. Essa premiação é para a gente comemorar o que aconteceu em 2024, e se inspirar para 2025”, destacou o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura.
- Atleta do Ano: Ana Sátila – canoagem
- Paratleta do Ano: Kaike Angelim – jiu jitsu
- Técnico do Ano: Sivirino Souza – atletismo
- Time do Ano: Vôlei Alta Floresta (VAF)
- Gestor Esportivo: Claudécio de Oliveira – Alta Floresta
- Comunicador Esportivo: Camila Ribeiro – Rádio CBN
- Mídia Esportiva: Tv Centro América
- Federação Esportiva: Federação de Motociclismo de Mato Grosso
- Projeto Social: Jiu Jitsu Rotam
- Projeto Paralímpico: Associação Mato-grossense de Jiu Jitsu Paradesportivo – Barra do Garças
- Projeto de Iniciação Esportiva: Escolinha de Futebol do Profeta – Cuiabá