A Câmara Municipal de Rondonópolis encerrou com chave de ouro a programação do Agosto Lilás e da campanha “Elas Não Se Calam” com a realização da “Ação Por Elas”, realizada na noite desta última sexta-feira (29), no Parque das Águas. O evento reuniu centenas de mulheres em uma noite especial marcada serviços gratuitos e atividades culturais.
Entre os serviços oferecidos estavam orientações jurídicas, atendimento psicológico, exames preventivos, aferição de pressão arterial, testes rápidos de saúde, oficinas de autoestima com cuidados de beleza e consultoria de imagem, massagens relaxantes, aulão de zumba e espaço kids para as crianças. Também foram realizados sorteios de diversos brindes para o público presente.
A vereadora Elienai Paulino destacou a importância da ação.
“Nós estamos aqui finalizando o Agosto Lilás nessa ‘Ação Por Elas’, pensada com muito carinho pela Procuradoria da Mulher, cada detalhe para que as mulheres estivessem aqui desfrutando desta noite, de apresentações artísticas, estética, aconselhamentos e orientações jurídicas”, afirmou a vereadora.
A presidente da Procuradoria da Mulher e da Família, vereadora Kalynka Meirelles, reforçou o objetivo do evento.
“São muitos serviços que foram oferecidos para acolher essas mulheres e talvez trazer um ambiente melhor para que elas possam se sentir protegidas e encorajadas a denunciar. E mesmo quem não passa pela violência pôde participar, entender como funciona a Câmara Municipal e assim ajudar uma vizinha, um parente, um familiar. O objetivo desse evento é justamente essa troca de experiências e informações”, explicou Kalynka.
A acadêmica Maria Eduarda parabenizou a iniciativa. “Achei uma iniciativa muito bacana para reconhecer nós mulheres. Está muito legal, com ações diferentes, cursos, massagens e orientações”, relatou a jovem.
A noite também contou com a presença da vereadora Mariuva da Saúde e do vereador Dr. José Felipe Horta, que reforçaram apoio às ações de combate à violência contra a mulher.
ATIVIDADES
Durante todo o mês de agosto, a Câmara promoveu uma série de atividades alusivas ao Agosto Lilás e à campanha “Elas Não Se Calam”, incluindo a inauguração da Sala da Procuradoria da Mulher e da Família, atendimentos jurídicos e psicológicos gratuitos, além da Roda de Conversa “Mulheres Inspiradoras”, que marcou os 19 anos da Lei Maria da Penha.
