O Litoral Norte voltou a receber chuvas na tarde de hoje. Em São Sebastião, área mais afetada, enxurradas e deslocamento de grande quantidade de lama já foram registrados.
O que aconteceu:
- Um novo alerta de deslizamentos foi emitido pela Defesa Civil para a região;
- Chuvas, com volume de 30 a 60 mm, devem ser acompanhadas de ventos fortes e raios;
- Vídeos gravados na Vila do Sahy mostram moradores tentando desobstruir bueiros em áreas já alagadas;
- O prefeito Felipe Augusto (PSDB) pediu para que moradores de áreas de risco deixem suas residências nesta tarde.
Às pessoas que moram nas comunidades de Juquehy: o morro está escorrendo! Não fiquem nas suas residências, saiam. Saiam das áreas de risco de Maresias, Topolândia, Morro do Abrigo e outros tantos bairros – saiam das áreas de risco. Está chovendo e muito provavelmente vem mais chuva por aí. Isso não é torcida, isso é alerta. E nós estamos fazendo isso de forma sequenciada.
Felipe Augusto, prefeito de São Sebastião em vídeo no Instagram
Um grupo de 34 bombeiros que atuam na região da Vila Baleia Verde, área de difícil acesso, foi retirado de helicóptero do local. O capitão André Elias, porta-voz do Corpo de Bombeiros de São Paulo, disse ao UOL que não há profissionais ilhados na região. “O acesso é feito por helicópteros e, consequentemente, a extração deles é por helicópteros também. Nada fora do planejado”, informou.
As buscas a um homem desaparecido na Vila Baleia Verde foram suspensas temporariamente na tarde de hoje em razão das fortes chuvas que atingem a região.
Até o momento, 57 das 65 vítimas do temporal no Litoral Norte, do último dia 19, foram identificadas e liberadas para sepultamento. Foram 21 homens, 17 mulheres e 18 crianças vitimadas em São Sebastião e uma criança em Ubatuba.
O Corpo de Bombeiros recebeu 48 chamados para queda de árvores, 11 para alagamentos e enchentes, e nenhum para desabamento e desmoronamento na capital e Região Metropolitana.
Risco deve continuar nos próximos dias
A previsão é “moderada” para a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos amanhã (1º) em São Paulo, segundo o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). A previsão do tempo indica pancadas isoladas, de intensidade moderada a forte, na região metropolitana de São Paulo e no Vale do Paraíba.
Permanece alta a possibilidade de movimentos de massa no Litoral Norte Paulista, com especial atenção para o município de São Sebastião.
Cemaden, em alerta público
De acordo com o Climatempo, em São Sebastião devem ocorrer chuvas isoladas ao longo de toda a semana, exceto na quinta-feira. As precipitações ocorrem em menor volume, mas o risco se dá pelo chão já encharcado. “Importante mencionar que não se trata de eventos generalizados nem com a mesma magnitude dos eventos anteriores.”