Dilemas Comunicacionais, Comunicação Dilemática? A pergunta filosófica fundamenta a nova edição da revista Comunicação, Cultura e Sociedade (RCCS, 14ed., V.8, Ano 2022/2023), uma publicação científica do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Câmpus Tangará da Serra. Em sua 14ª edição, a publicação atual reúne 15 textos de pesquisadores de Comunicação do Brasil e do exterior divididos em artigos, resenhas, entrevista e ensaio fotográfico. Um dos objetivos é refletir sobre questões que afetam o campo da Comunicação e do Jornalismo, entre elas, fake news, inteligências artificiais (IA) e inovações tecnológicas, cidadania comunicativa, migração, ativismo de marca.
A edição atual (dossiê temático) foi organizada pelos professores Lawrenberg Advíncula da Silva, do curso de Jornalismo da Unemat e coordenador da RCCS, e Sonia Regina Soares da Cunha, da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec-SP). Em uma articulação interinstitucional inédita que foi feita pelo Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Sociedade, também vinculado ao curso de Jornalismo da Unemat. Ao todo, foram publicados 10 artigos, 2 resenhas, 1 ensaio fotográfico e 1 entrevista.
Para a professora Sonia Regina Soares da Cunha, o conjunto de textos publicados destaca-se pela atualidade, qualidade e diversidade. “O novo número da RCCS está bastante especial. Afinal, relaciona pesquisas e pesquisadores que apresentam temas recentes como fake news, inteligência artificial e guerra da Ucrânia, abordagens qualificadas por se tratar de experiências de pós-graduação e estudos avançados, além de refletirem diversas particularidades das localidades de onde cada um dos pesquisadores se constituem em seu lugar de fala”, observa Regina.
Além de organizadora convidada, Regina também assina um artigo com a pesquisadora e professora Dra. Cremilda Medina, um dos expoentes do ensino de Jornalismo do Brasil. Intitulado A curiosidade epistêmica jornalística e a narrativa autoral, o artigo apresenta uma revisão de literatura sobre os escritos teóricos de Medina, em especial sobre a pluralidade de narradores e inovações teóricas necessárias à construção de “um cosmo de sentidos teóricos-empíricos”.
Sobre os textos da nova edição da RCCS
Na edição atual da revista, o Jornalismo talvez seja o tema mais recorrente entre os artigos. Ele está presente nos artigos dos pesquisadores Rafael Gomes ((Re)mediações sonoras: uma reflexão sobre possíveis reconfigurações do valor notícia no jornalismo sonoro), Marcelo Pires, Gildo e Geovane Linhares dos Santos (A leitura dos jornais do interior da Bahia do início do século XX: Análise do acervo do CEDOC/UESC) e Amanda Noleto (A construção da notícia: Rotinas produtivas e o papel do jornalista no processo de produção), Hélio Mendes (A historicidade do termo fake news na imprensa), Carlos Gonzaga Júnior e Luiz Signates (Como o fenômeno das fake news ameaça à democracia e a cidadania no Brasil?), sendo que esse último dialoga com o texto que abre a presente edição, intitulado Cidadania Comunicativa e o redimensionamento do sujeito em inter-relações com os medios: perspectivas e problematizações, assinado por Felipe Collar Berni, professor de Jornalismo da Unemat e atualmente doutorando da Unisinos, no Rio Grande do Sul.
Também são temas recorrentes na presente edição a relação dilemática entre Publicidade e Cidadania, quando trazemos para debate os textos Estratégias de direcionamento ao consumidor no discurso publicitário, de José Wesley dos Santos Silva e Renata Ferreira Rios, e Find new causes: o ativismo de marca nas campanhas publicitárias da Chevrolet Brasil, de Luciana Panke e Bruno Hecke Becher. A questão da migração e da Guerra da Ucrânia, no artigo de Josué Hebenbrock busca dar uma luz sobre os reais dilemas vivenciados pelos refugiados ucranianos, tendo a política e a cobertura midiática como aspectos influenciadores. As inovações tecnológicas do tiktok na aprendizagem a partir da resenha do jovem professor Jean Monteiro e da Inteligência Artificial na produção de imagens cada vez mais reais, como se pode notar no Ensaio fotográfico do jornalista e cineasta Ricardo Abravanel, sobrinho-neto do comunicador Sílvio Santos e atualmente residindo em Vancouver, Canadá.
Para finalizar a edição, temos uma seção de resenhas intitulada Livros em Pauta, de autoria dos organizadores Sonia Regina e Lawrenberg Silva, além de uma entrevista com o antropólogo argentino, especialista em Comunicação, Ciências Sociais e Ciências Políticas, Jorge Alberto Kulemeyer, professor aposentado pela Universidad Nacional de Jujuy (UNJu). A entrevista foi realizada por João Irineu de Resende Miranda e Márcio Fernandes, intitulada Em defesa da(s) cidadanias(s) e da(s) identidade(s).
Os textos da nova edição da RCCS podem ser acessados pela plataforma de periódicos da Unemat, no link https://periodicos.unemat.br/index.php/ccs/index. A RCCS é uma publicação semestral que funciona desde o ano de 2013, com abrangência nacional e internacional, Qualis B2 e Indexação na plataforma CAPES Brasil.