Destaque Política

De férias no exterior, Cláudio Ferreira terá que provar a que veio em 2026

Depois de pouco mais de um ano como gestor público de Rondonópolis, o prefeito Cláudio Ferreira ainda não conseguiu deslanchar sua administração e não mostrou para a população a tal “mudança de verdade” que prometeu em campanha eleitoral. Atualmente de férias fora do país com a esposa Alessandra Ferreira, que é sua candidata deputada estadual, ele terá em 2026 o desafio de mostrar a que veio, principalmente porque se elegeu depois de fazer muita promessa de mudança e transformação da cidade, mas passados mais de um ano, a população ainda aguarda a tal mudança e a percepção popular é que não mudou nada na cidade.

Por onde quer que se ande na cidade o que se ouve dos populares é que o gestor municipal tem dificuldade até para administrar o que foi deixado pronto pelo prefeito anterior e basta andar pelas ruas e bairros para se observar áreas públicas tomadas pelo matagal e com aspecto de abandono, reclamações de todo tipo com relação à saúde pública e em outras áreas estratégicas da gestão municipal.

Político ainda pouco experiente, Claudio Ferreira atacou todos os gestores anteriores a ele, inclusive creditando ao prefeito de Carlos do Pátio a responsabilidade pelas mortes ocorridas no trânsito em Rondonópolis e, passados um ano e pouco após a sua posse, esse número de mortes e de acidentes de trânsito ao invés de diminuir, apenas aumentou.

Áreas nevrálgicas como a Saúde também não avançaram e continuam tendo os mesmos problemas do passado recente e é um dos motivos mais fortes da crescente insatisfação com a gestão municipal.

No campo político, Cláudio Ferreira conseguiu conquistar o apoio da grande maioria dos vereadores da Câmara Municipal e da imprensa local, o que lhe dá uma certa tranquilidade para governar, mas também teve problemas gente da sua confiança da área da comunicação social, que ao invés de defendê-los em grupos de WhatsApp, por exemplo, passavam a atacar a população e os críticos que exerciam o seu legítimo direito de cidadão de criticar a administração que, ao fim das contas, é bancada toda com o dinheiro público.

O caso mais grave se deve a um desses “assessores” do prefeito, que inclusive está sendo processado criminalmente pela deputada Janaína Riva, depois de ter feito comentários misóginos sobre a parlamentar, que é casada e mãe de família, como se fosse algum tipo de crítica ou de comentário político. Isso é crime!

Outra situação que gerou bastante desconforto, para se dizer o mínimo, foram as festividades de final de ano, o que por si só é muito bom, mas acontece que parte desse dinheiro usado para custear as festividades foi retirada dos recursos destinados à saúde e, como era de se esperar, gerou ataques de todos os lados, pois grande parte da população sofre com a falta de médicos nos PSFs e de remédios que deveriam ser fornecidos pelo Município. Nada contra as festas, mas retirar dinheiro da Saúde não está correto, principalmente diante do quadro atual.

Enfim, o que se espera é que Cláudio Ferreira retorne de suas “merecidas” férias e que comece de fato a trabalhar e mostrar qual é o diferencial, ou a tal “mudança”, que pretende aplicar na gestão pública municipal, porque, sem tirar nem pôr até o momento, ele não conseguiu sequer manter a estrutura deixada pelo prefeito anterior. E quando dizemos isso, não queremos fazer uma crítica pela crítica, mas a população a cidade que tem o maior orçamento proporcionalmente falando do estado quer e merece mais do que recebeu até agora.

Importante ressaltar que a gestão anterior conseguiu, aos trancos e barrancos, deixar a cidade quase que completamente asfaltada, mas o atual prefeito não consegue sequer manter o asfalto em bom estado. Da mesma forma, a cidade hoje tem um grande número de praças e o prefeito que é conhecido como “paisagista” não consegue sequer mantê-las com as gramas e os matos aparados.

O que tivemos até o momento é a repetição do que já ocorria no passado e o seu desafio não é pequeno. Caso não dê um verdadeiro “360” na sua gestão e começar a implantar a sua visão de administração municipal, mudando de fato a cidade, como dizia seu slogan de campanha “mudança de verdade”, o seu futuro político estará seriamente comprometido.

Vamos aguardar.