O presidente da Câmara, Júnior Mendonça (PT), anunciou que articula a instalação de uma Casa da Mulher Brasileira em Rondonópolis. A estrutura que serve para dar apoio à mulheres vítimas de violência e em situação de extrema vulnerabilidade seria viabilizada junto ao Governo Federal e a negociação conduzida pela ex-deputada federal Rosa Neide (PT).
De acordo com Mendonça, a Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, esteve recentemente no estado a convite de Rosa Neide, e ele teria pedido à ex-deputada que ajudasse na viabilização de uma estrutura para atender à população feminina vítima de violência. “Ela se comprometeu a nos ajudar e essa será mais uma obra do Governo Federal e é fruto desse alinhamento das forças progressistas”, afirmou, se referindo ao fato de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser do seu partido e ter sido apoiado pelo prefeito José Carlos do Pátio (PSB) na cidade, o que tem permitido um bom trânsito na capital federal.
Ele já tem uma agenda marcada em Brasília, quando levará em mãos um Requerimento assinado por todos os vereadores para avançar nas tratativas para viabilizar a vinda da Casa da Mulher para a cidade.
O que é a Casa da Mulher Brasileira?
A Casa da Mulher Brasileira é uma estrutura voltada ao atendimento humanizado e especializado no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e reúne órgãos como Juizado Especial voltado para o atendimento à mulher, Núcleos Especializados da Promotoria e Defensoria Pública, Delegacia da Mulher, alojamento, brinquedoteca, apoio psicossocial e cursos de capacitação para possibilitar a autonomia econômica dessas mulheres.