Os Cartórios Eleitorais de Mato Grosso estão realizando busca ativa de eleitores e eleitoras que ainda não registraram a biometria, para que façam a regularização junto à Justiça Eleitoral. O contato é feito por meio de mensagens de WhatsApp e ligações telefônicas, com textos estritamente informativos. Ou seja, não são solicitados dados pessoais, senhas, documentos ou qualquer tipo de pagamento, e também não são enviados links.
A iniciativa tem como único objetivo alertar o eleitorado que ainda não realizou o cadastramento biométrico, que inclui a coleta de digitais, foto e assinatura, para que regularizem a situação junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Por isso, o Tribunal reforça que a abordagem possui caráter institucional e preventivo. Caso receba alguma outra mensagem ou ligação solicitando quaisquer dados, pagamentos, ou que a pessoa clique em algum link, a Justiça Eleitoral orienta que o conteúdo seja ignorado e denunciado, pois pode se tratar de uma tentativa de golpe.
Também vale ressaltar que os eleitores e eleitoras podem procurar qualquer Cartório Eleitoral, mesmo que esteja fora do município de origem. Isso é possível graças ao projeto Zona sem Fronteiras, que promove a regionalização do atendimento no estado.
O juiz da 39ª Zona Eleitoral, com sede em Cuiabá, Marcos Aurélio dos Reis Ferreira, explica a importância desta ação para a ampliação do cadastro biométrico. “Pedimos a colaboração para que todos os eleitores notificados compareçam aos cartórios eleitorais e pontos de atendimento, portando os documentos necessários para a regularização da sua situação eleitoral, ou seja, documento oficial com foto e comprovante de residência. A biometria é um passo importante para assegurar a segurança e a transparência do nosso processo eleitoral e fortalecimento da democracia em nosso estado”, destaca.
O magistrado também reforça a orientação da Justiça Eleitoral quanto à necessidade de a população checar o teor das mensagens e ligações recebidas. “Entretanto, alerto aos senhores que fiquem atentos às mensagens recebidas em nome do TRE-MT, pois não é fornecido link, não são solicitadas informações pessoais ou cobrado qualquer valor para realizar essa regularização. Qualquer dúvida em relação às mensagens, peço que procurem diretamente os cartórios eleitorais e demais pontos de atendimento”, frisou.