Destaque Mato Grosso Política

Justiça Eleitoral promove mutirões para ampliar a coleta biométrica em Rondonópolis

Eleitores de Rondonópolis poderão regularizar a situação eleitoral e fazer o cadastro biométrico até o fim do ano em mutirões promovidos pelas 10ª e 46ª Zonas Eleitorais. As ações ocorrerão em bairros distantes dos cartórios — Alfredo de Castro e Jardim Bispo Pedro Casaldáliga — para facilitar o acesso da população. O primeiro mutirão será na EMEB Celson Antônio de Carvalho, nesta sexta (5) e sábado (6), seguido de novas datas no CMEI Enézio Machado Vieira, entre 11 e 13 de dezembro.

Nos atendimentos, serão oferecidos serviços como alistamento eleitoral, transferência, revisão cadastral, emissão de segunda via, quitação de multas e cadastramento biométrico. Não é necessário residir ou votar nos locais dos mutirões.

Rondonópolis possui 171.745 eleitores, dos quais 95,79% já fizeram a biometria. A 46ª ZE tem 3,73% do eleitorado pendente; na 10ª ZE, 4,77% ainda não realizaram o cadastro. Para ser atendido, é preciso apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência; homens maiores de 18 anos que vão tirar o primeiro título devem levar comprovante de quitação militar.

Os mutirões fazem parte do projeto “Biometria 100%”, que busca elevar o índice de cadastramento no estado para ao menos 98% em 2025.