Neste sábado, 19 de julho, o Brasil celebra o Dia Nacional do Futebol. Instaurada em 1976 pela Confederação Brasileira de Desportos, a data homenageia a paixão nacional do torcedor brasileiro. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reforça o valor social do esporte e reitera seu compromisso com a inclusão neste ambiente.
“Celebrar o futebol é valorizar a alegria, o respeito às diferenças e a união dos povos. O futebol emociona, agrega, e é capaz de interromper guerras, como fez Pelé num jogo pelo Santos na Nigéria, em 1969. Somos o futebol mais vitorioso do mundo e, nesta data, a CBF reafirma seu compromisso de investir cada vez mais nessa nossa grande paixão, sempre atenta também às demandas de um futebol mais inclusivo”, disse o presidente da CBF, Samir Xaud.
O futebol está presente no cotidiano de milhões de brasileiros, seja nos campos de várzea ou nas grandes arenas, e representa uma das principais expressões culturais da nação. Para quem vive o futebol todos os dias, como atletas, dirigentes, torcedores ou trabalhadores dos bastidores, o dia 19 de julho é uma celebração de pertencimento e de amor ao esporte que é parte da alma brasileira.
Torcedores durante confronto entre Brasil e Paraguai na NeoQuímica Arena – Créditos: Rafael Ribeiro/CBF
Para a CBF, celebrar o Dia Nacional do Futebol é também reafirmar o compromisso com o desenvolvimento social, com o incentivo às categorias de base, com a valorização do futebol feminino, com o combate ao preconceito dentro e fora dos gramados e com a promoção de um futebol mais inclusivo, democrático e acessível a todos.