Destaque Política Sem categoria

PCdoB assumirá a Presidência da Federação Brasil da Esperança em MT

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) assumirá a Presidência da Federação Brasil da Esperança (federação formada pelo PT, PCdoB e PV). O ato de posse será às 18:45 na Sede do PT/MT, localizado na Rua Comandante Costa, N. 286, Centro (ao lado do Shopping Cuiabá).

No lugar do deputado estadual Valdir Barranco (PT) entra a professora Patrícia Nogueira, atual presidente estadual da legenda comunista. “Assumir a presidência de FE Brasil é um grande desafio e uma grande responsabilidade. Esse desafio ainda é maior pelo fato de eu ser mulher, mãe e trabalhadora. Espero está a altura dos desafios que se avizinha, afinal este é um ano que teremos a batalha eleitoral, onde elegeremos prefeitos e vereadores em todos os municípios”, declarou.
Pelo estatuto da FE BRASIL, a presidência é ocupada por um sistema de rodízio entre os partidos, sendo que o PT preside atualmente. Agora será a vez do PCdoB e, em 2025 o PV.
Quem é Patricia Nogueira?
Patrícia Simone Nogueira, 44 anos, é cuiabana, filha de um tapeceiro Francisco Almir e da “dona de casa” Dindosa Leão. Sempre estudou em escola pública. Fez o curso de Nutrição da UFMT, onde participou do Centro Acadêmico, do DCE, foi a primeira mulher a presidir a UEE – União Estadual dos Estudantes; foi também Diretora da UNE – União Nacional dos Estudantes, onde, durante o Governo Lula, coordenou nacionalmente o Projeto Rondon, programa que dava oportunidade para jovens estudantes conhecerem os mais longínquos recantos do Brasil, levando serviços e orientações às populações mais carentes.
Posteriormente, ingressou na UFMT como professora concursada, tendo feito mestrado e doutorado. Também participa do movimento sindical, sendo a secretária geral da CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) e do Conselho Estadual de Educação. No final do ano passado, foi eleita presidenta do PCdoB, sendo a primeira mulher a ocupar essa tarefa no Estado de Mato Grosso.