Os pesquisadores estão divulgando e difundindo a ciência e a tecnologia produzidas dentro da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) para o público da 20ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Cuiabá.
O evento, que ocorre em todo Brasil, teve ontem (16) o início da sua edição mato-grossense, que segue até amanhã (18) na Faculdade de Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Fatec-Senai), em Cuiabá, organizado por uma parceria entre o Senai, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci-MT), o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O tema desta edição é ‘Ciências Básicas para o desenvolvimento sustentável’.
A reitora da Unemat, Vera Maquêa, lembra que o Brasil inteiro está trabalhando em popularizar a ciência nesta semana. “Temos recebido estudantes da Educação Básica conhecendo nossos projetos e nossos programas, conversando com nossos professores e estudantes. O que precisamos no Brasil é fazer com que o conhecimento produzido dentro da universidade consiga chegar até a população”, disse Vera.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unemat, Áurea Ignácio, defende que a Semana Nacional precisa ser muito mais do que só um evento para pesquisadores e que hoje o Estado de Mato Grosso precisa da ciência e da tecnologia dentro das escolas “E este evento realizado pela Seciteci-MT nos dá a oportunidade de ver estes projetos nos diversos níveis e com a participação dos jovens, o que é fundamental para a ciência e tecnologia do Estado”, afirmou a pró-reitora de pesquisa.
O evento conta com exposições, palestras e oficinas. Nesta terça-feira (17), a professora Laís Canepele realizou palestra sobre bioconstruções e sustentabilidade, tema que pesquisa no curso de Arquitetura e Urbanismo da Unemat em Barra do Bugres, e declarou que a participação na Semana Nacional foi gratificante. “É possível ver a vontade, os questionamentos e a preocupação que os alunos do Ensino Básico têm em relação às temáticas de impacto ambiental e bioconstruções, sobre que tipo de material poderia ser menos impactante, de melhor qualidade, que possa ser reciclável”, conta Laís.
A Unemat é responsável por quatro oficinas: hoje (17), a oficina ‘Eletrônica como forma de reciclar resíduos eletrônicos’ foi ministrada pelo professor Fernando Yoiti Obana e pelos alunos Carlos Daniel Ferreira da Silva e Feliphe Carvalho Rodrigues de Souza, enquanto o professor Ernandes Sobreira Oliveira Junior coordenou a oficina ‘Circuito sobre mudanças climáticas’, com os alunos do mestrado e do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA). Já amanhã (18), Gabriela Palú e Kecy Sena ministrarão a oficina ‘Biotecnologia vegetal: Aprendendo a plantar clones’, às 8h30, e o professor Domingo Pimenta Barquin realiza a oficina ‘O poder do eletromagnetismo’ às 13h30.
No mesmo espaço ocorre a 15ª edição da Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Mecti), com estandes presenciais e virtuais, que podem ser acessados clicando aqui.
A Unemat participa das exposições com a Agência de Inovação (Aginov), o Laboratório de Eletrônica e Sistemas Embarcados (Lese) e o Programa MT Horticultura.