Destaque Mato Grosso

Prefeitura de Primavera entrega casas do programa Meu Lar, Meu Sonho

A Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na manhã desta quarta-feira (21), às 8h, a entrega das casas do programa Meu Lar, Meu Sonho, no bairro Primavera III. Mais do que a entrega de moradias, a ação representa a concretização do sonho da casa própria para famílias que não teriam condições de adquirir um imóvel.

A seleção dos beneficiários ocorreu por meio de um processo criterioso, com publicação de edital, período de inscrições e análise das famílias enquadradas na faixa 1 de vulnerabilidade social. As inscrições ficaram abertas por uma semana e, posteriormente, foram realizadas visitas sociais para verificar as condições reais de moradia e o cumprimento dos critérios estabelecidos. Ao todo, mais de duas mil famílias participaram do processo.

As casas foram construídas com recursos próprios do município, sem a utilização de emendas parlamentares. O objetivo do programa é garantir dignidade, segurança e melhoria da qualidade de vida às famílias contempladas.

O prefeito Sergio Machnic reforçou o compromisso da gestão com os programas habitacionais e anunciou que novos projetos estão em fase de planejamento.

“Não foi fácil. Foi um ano de aprendizagem, de colocar a casa em dia e organizar muitos projetos para Primavera do Leste. A cidade se transformou em um polo regional de indústria, saúde e desenvolvimento, o que aumenta nossa responsabilidade. Estamos preparados, com uma equipe comprometida. Sempre digo aos secretários: tudo que for pensado, pensem para os próximos 30 ou 40 anos. Em breve, muitas ações prometidas na campanha vão começar a sair do papel. Parabéns às famílias que estão recebendo suas casas. Que cuidem com carinho, porque isso é fruto de um trabalho em equipe”, destacou o prefeito.

A secretária municipal de Assistência Social, Alexssandra Zilioto, ressaltou o cuidado e a responsabilidade no processo de seleção das famílias e a emoção de entregar um sonho tão esperado.

“Foi feita uma seleção rigorosa, com edital, inscrições, visitas sociais e uma triagem completa para garantir que as famílias realmente se enquadrassem nos critérios de vulnerabilidade. Hoje estamos entregando sonhos, o sonho da casa própria, promovendo uma melhora real na vida dessas famílias. Essas casas são fruto de recursos próprios do município”, afirmou a secretária.

Durante a solenidade, um dos beneficiários emocionou os presentes ao relatar que nunca deixou de sonhar com a casa própria. Depois de anos de luta, recebeu sua moradia pronta, simbolizando a realização de um desejo compartilhado por muitas famílias.

Uma das comtempladas Maria José, expressou sua felicidade ao receber a chave da nova moradia.

“Só tenho a dizer gratidão, sempre fui bem tratada pelas meninas da habitação e da assistência social. Agradeço o senhor prefeito, por ter continuado E a todos vocês, só gratidão,” disse,

A vice-prefeita Iva Viana também destacou a importância das casas, especialmente para mães solo, que enfrentam sozinhas o desafio de sustentar os filhos e pagar aluguel.

“Hoje é uma alegria para vocês e para nós. Queremos que vocês cheguem do trabalho e possam dizer: estou na minha casa. Isso é dignidade. Para as mães solo, isso significa não ter aluguel no fim do mês, poder investir mais na alimentação e no bem-estar dos filhos. Essa é a preocupação da gestão: garantir moradia para quem mais precisa”, ressaltou.

O superintendente de Habitação, Everaldo Cabral, reforçou a responsabilidade social do programa e anunciou a aprovação de um projeto habitacional ainda maior, com casas de dois quartos e muradas. Ele demonstrou otimismo em concluir as entregas até o final do ano e agradeceu a confiança da equipe envolvida.

“E eu espero que todos sejam muito felizes e que Deus ilumine eles dentro da sua moradia nova, cada dia mais,” disse Cabral.

A entrega das unidades habitacionais reforça o compromisso da gestão municipal com políticas públicas voltadas à habitação, promovendo inclusão social, dignidade e qualidade de vida às famílias de Primavera do Leste.