Esporte

Presidente da CBF participa da abertura do VI Simpósio de Educação Continuada da CMCD

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, abriu nesta terça-feira (3) o VI Simpósio de Educação Continuada da Comissão Médica e de Combate à Dopagem, na sede da entidade no Rio de Janeiro. O evento conta com a participação de 76 médicos de clubes das Séries A, B, C e A1 Feminino e será realizado até quarta-feira (4).

O encontro é resultado da parceria entre a CBF, a FIFA, por meio do Fundo de Legado da Copa do Mundo de 2014 e a Conmebol, por meio do programa Evolução. Este é o maior evento de qualificação de médicos de futebol das Américas.

“Gostaria de agradecer a presença de todos os profissionais presentes. São profissionais de excelência, abnegados, que prestam serviços inestimáveis a atletas, equipes e ao futebol, atuando por clubes de todo o Brasil, muitas vezes de forma voluntária, nas categorias de base, no futebol feminino, nas ligas amadoras do nosso futebol raiz. Muito obrigado a todos. Conheço bem a realidade e as dificuldades enfrentadas por vocês. Comecei a minha carreira no futebol amador de Vitória da Conquista e trilhei uma jornada longa e de muita luta, principalmente contra o preconceito, para chegar à Presidência da CBF”, afirmou Ednaldo Rodrigues, o primeiro nordestino e negro a comandar a entidade.

“Tenho a dimensão do significado do futebol para a nossa sociedade e de tudo aquilo que precisamos fazer para levá-lo a novos patamares de excelência, desempenho e, sobretudo, para potencializar o seu impacto social. Há pouco mais de um ano, em meu discurso de posse, afirmei que utilizaríamos o futebol, cada vez mais, como ferramenta de desenvolvimento humano e social”, acrescentou.

Este evento integra o Legado da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 e, após 3 anos de interrupção devido aos impactos da pandemia Covid-19, está sendo retomado em estreita parceria com a FIFA e a CONMEBOL.

Representantes das duas entidades participaram do evento no Rio nesta terça-feira (3). O Chefe do Escritório Regional da FIFA, Rafael Arias, e o Chefe do Departamento Médico da CONMEBOL, Osvaldo Pangrazio, receberam uma homenagem do presidente da CBF.

Homenagem

Presidente Ednaldo Rodrigues entrega camisa da Seleção para Chefe do Escritório Regional da FIFA, Rafael Arias

Créditos: Lesley Ribeiro/CBF

No pronunciamento, Ednaldo Rodrigues anunciou a ampliação do Simpósio no próximo ano, que contará com médicos das 27 federações filiadas.

No final, o presidente agradeceu o trabalho da Comissão Médica da CBF pelo sucesso do evento.

“Este simpósio é fruto do trabalho incansável do presidente da Comissão Médica da CBF, Dr. Jorge Pagura, e da Dra. Andreia Picanço e de todos os integrantes da Comissão Médica que contribuíram para a sua idealização e organização, a quem rendo também minhas homenagens”, disse Ednaldo Rodrigues.

“O Simpósio de Educação Continuada da Comissão Médica e de Combate à Dopagem da CBF está de volta e desta vez veio para ficar!  Agradeço a todos e a todas pela presença e desejo um excelente evento”, acrescentou o presidente, no encerramento do discurso.

CBF realiza VI Simpósio de Educação Continuada da Comissão Médica e de Combate à Dopagem

Ednaldo Rodrigues e o Chefe do Departamento Médico da CONMEBOL, Osvaldo Pangrazio, na abertura do simpósio

Créditos: Lesley Ribeiro/CBF

Agradecimento e troca de experiências

Presidente da Comissão Médica e Combate à Dopagem, Jorge Pagura destacou a parceria do presidente Ednaldo Rodrigues, que sempre deu total apoio à comunidade médica. Segundo ele, o incentivo do presidente da CBF ao evento é fundamental, uma vez que houve uma pausa em função da pandemia pela qual o país e o mundo passaram e, posteriormente, pela reorganização do calendário do ano passado em função da Copa do Mundo no final de 2022. Agora, afirma ele, a periodicidade do simpósio será mantida.

abertura

Presidente da Comissão Médica e de Combate à Dopagem da CBF, Jorge Pagura, participa do evento

Créditos: Lesley Ribeiro/CBF

“Voltamos e voltamos com tudo. A Comissão Médica está também pelas mãos do presidente Ednaldo Rodrigues, se transformando em uma Comissão de Saúde e Performance e sempre de combate à dopagem, uma vez que prezamos o jogo limpo. Temos uma amizade e um carinho especial pelo presidente Ednaldo Rodrigues, que nos ajudou na retomada do futebol depois de um longo período da pandemia da Covid-19. Tivemos há pouco um painel feminino onde, com o apoio do presidente, ficou demonstrado o alto nível de trabalho que vem sendo desenvolvido por ele em prol do futebol feminino”, destacou Pagura.

Pagura também cumprimentou os convidados e palestrantes presentes e enfatizou a importância e o objetivo do evento, que é qualificar e melhorar a condição de todos e, fundamentalmente, trocar experiências.

“Em um simpósio como esse, temos a discussão dos temas e a rica troca de experiências, que é fundamental para o conhecimento. Quero cumprimentar o presidente da Federação de Futebol do Acre, Antônio Aquino, a quem estendo os cumprimentos a todos os presidentes de federações; aos nossos diretores da CBF presentes. Quero agradecer também a Rafael Arias, da FIFA, por todo o suporte. Esse simpósio é parte do programa do fundo de legado da Copa do Mundo FIFA de 2014 e agradecer também a Osvaldo Pangrazio, presidente da Comissão Médica da Conmebol. Agradeço também a Fernando Torres, um dos nossos palestrantes e presidente da Sociedade Brasileira de Exercício do Esporte e também a Moisés Cohen, por quem estendo o agradecimento a todos os palestrantes. Agradeço também a todos da comissão organizadora do evento “, detalhou Pagura.