Um projeto de lei que tramita na Câmara Municipal prevê que os motoristas dos ônibus do transporte coletivo municipal possam parar fora dos pontos para atender passageiros com alguma deficiência física e com mobilidade física reduzida. A proposta é do vereador Investigador Gerson (MDB) e deve ser apreciado pelos demais parlamentares nas próximas semanas.
De acordo com o autor do projeto, a ideia é que os ônibus possam parar fora dos seus pontos de parada obrigatória para o desembarque, desde que respeitado o itinerário e a legislação de trânsito, para que as pessoas que tenham alguma deficiência física ou a mobilidade reduzida, como forma de facilitar a vida dessas pessoas. “O objetivo é estabelecer entre os passageiros e passageias com alguma deficiência o direito do desembarque entre as paradas obrigatórias. Essa flexibilidade garante o direito e a acessibilidade para essas pessoas”, explicou o vereador.
Investigador Gerson explica ainda que muitos motoristas de ônibus já costumam parar fora dos pontos para que passageiros com deficiência física possam descer, mas a situação ainda carece de regulamentação.