A Seleção Brasileira foi convocada na manhã desta sexta-feira (20) para o Sul-Americano Sub-20. A lista do treinador Ramon Menezes conta com 23 atletas que disputarão na Venezuela o título da competição, que será realizada entre os dias 23 de janeiro e 16 de fevereiro de 2025.
Adversários e formato do Sul-Americano
Leandrinho tira foto com fãs da Seleção após amistoso com o México; jogos em São Januário tiveram forte apoio da torcida brasileiraCréditos: Staff Images / CBF
Cabeça de chave por ser o atual vencedor do torneio, o Brasil está no Grupo B e terá pela frente na primeira fase Colômbia, Equador, Argentina e Bolívia. No Grupo A, estão Venezuela, Uruguai, Paraguai, Chile e Peru. Nesta etapa, as cinco seleções de cada grupo brigam pelas três primeiras colocações, classificatórias para o hexagonal final, no qual os seis países lutam pelas quatro vagas para a Copa do Mundo Sub-20, no Chile.
Tanto na primeira fase como no hexagonal final, o formato é de pontos corridos e turno único, em que todos se enfrentam.
Seleção Brasileira irá em busca do 13º título do Sul-Americano Sub-20Créditos: Staff Images / CBF
Preparação
A preparação da Amarelinha se inicia no dia 7 de janeiro e será feita na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). Dois jogos-treino estão previstos durante o período de treinos. A delegação viaja no dia 19 para a cidade de Valencia, sede dos jogos da equipe na fase de grupos e onde está localizado o estádio Misael Delgado, que receberá os compromissos da Seleção na primeira etapa do Sul-Americano.
Ramon Menezes e Thiago Kosloski comandaram a Seleção Brasileira em uma campanha invicta e vitoriosa do Sul-Americano Sub-20 em 2023Créditos: Staff Images / CBF
Agenda
A estreia está marcada para o dia 24 de janeiro, contra a Argentina, às 20h30. No dia 26, o adversário será a Bolívia, às 18h. Em seguida, no dia 30, o Brasil encara o Equador, às 20h30, e fecha a fase de grupos diante da Colômbia, às 18h, no dia 1º de fevereiro. Os horários são de Brasília.
As quatro primeiras rodadas do hexagonal final serão realizadas nos dias 4, 7, 10, 13 de fevereiro e em Caracas, capital venezuelana, nos estádios Brígido Iriarte e Olímpico de la Universidad Central de Venezuela. A última rodada, no dia 16, terá como palco o Estádio José Antonio Anzoategui, em Puerto La Cruz.
Atacantes Wesley e Pedrinho estão entre os nomes convocados pela Seleção Brasileira de Ramon Menezes para o Sul-Americano Sub-20Créditos: Staff Images / CBF
Ciclo rumo ao Sul-Americano
Ao longo do ano, a Seleção realizou preparações na Granja Comary visando à disputa do Sul-Americano Sub-20. Os treinamentos se iniciaram em junho, e o período se encerrou com goleada por 7 a 0 sobre o Botafogo Sub-20.
Breno Bidon durante a goleada por 7 a 0 sobre o Botafogo; jogo-treino iniciou a preparação da Seleção Brasileira para o Sul-Americano Sub-20Créditos: Henrique Lima/BFR
Em setembro, a Amarelinha derrotou o México, atual campeão da Concacaf Sub-20, por 2 a 1 e 3 a 2 em São Januário, no Rio de Janeiro, com o apoio maciço da torcida brasileira.
No mês de outubro, o Brasil teve nova semana de treinos e, ao fim, goleou o Resende-RJ Sub-20 por 6 a 2 e o Nova Iguaçu-RJ por 6 a 0. Na última preparação, em novembro, a equipe comandada por Ramon Menezes venceu o Fluminense Sub-20 por 6 a 0, o Boavista Sub-20 por 4 a 2 e o Vasco Sub-20 por 9 a 0.
Kauan Rodrigues durante a goleada da Seleção por 9 a 0 sobre o Vasco; jogo-treino encerrou a preparação do Brasil para o Sul-Americano Sub-20Créditos: Staff Images / CBF
Tradição Brasileira
A Seleção Brasileira irá em busca de defender o título do Sul-Americano Sub-20, na Colômbia, em uma campanha invicta sob o comando de Ramon Menezes. Além de atual campeão, o Brasil é o maior vencedor do torneio, com 12 conquistas (1974, 1983, 1985, 1988, 1991, 1992, 1995, 2001, 2007, 2009, 2011, 2023). Na Venezuela, a Amarelinha levantou a taça da competição nas edições de 1991 e 2009.
Seleção Brasileira é a atual e a maior campeã do Sul-Americano Sub-20; última conquista aconteceu em 2023, com uma campanha invictaCréditos: Rafael Ribeiro/CBF
Confira os convocados:
Goleiros
Felipe Longo – Corinthians
Otávio – Cruzeiro
Robert – Atlético-MG
Laterais
Chermont – Santos
Pedro Lima – Wolverhampton (ING)
José Guilherme – Grêmio
Leandrinho – Vasco
Zagueiros
Anthony – Goiás
Bordon – Lazio (ITA)
Iago – Flamengo
Jair Paula – Santos
Meio-campistas
Bidon – Corinthians
Gabriel Carvalho – Internacional
Kauan Rodrigues – Fortaleza
Moscardo – Stade de Reims (FRA)
Atacantes
Alisson Santana – Atlético-MG
Deivid Washington – Chelsea (ING)
Gustavo Prado – Internacional
Nathan Fernandes – Grêmio
Pedrinho – Zenit (RUS)
Rayan – Vasco
Ricardo Mathias – Internacional
Wesley – Al-Nasr (SAU)