Destaque Dia a dia

Setrat trabalha para restabelecer a sincronia de seis semáforos no centro

A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrat) informa que  está trabalhando para minimizar os transtornos no trânsito, causados pelos grupos semafóricos que apresentaram problemas no funcionamento, desde a forte chuva que aconteceu no início da tarde de terça-feira (31).

De acordo com a Setrat, estão sem sincronia os semáforos instalados em seis cruzamentos no centro da cidade: avenida Ponce de Arruda com as ruas Dom Pedro II e Otávio Pitaluga e avenida Amazonas com as ruas Fernando Correa e 13 de Maio.

A Setrat informa ainda que vem trabalhando desde a tarde desta terça-feira (31) para reestabelecer a sincronia dos respectivos semáforos e solicita cautela aos condutores de veículos enquanto o problema não for resolvido.

Segundo a Setrat, a forte chuva que se abateu sobre a cidade no início da tarde de terça-feira ocasionou oscilações e queda da energia elétrica. Com isso, desligou as controladoras, semafóricas, prejudicando a operacionalidade do sistema semafórico. Cada controladora comanda três cruzamentos.

A Setrat ressalta que a equipe de manutenção entrou em ação para reestabelecer o funcionamento do sistema tão logo detectou-se  problema, ainda debaixo de chuva.

Diz ainda que, por volta das 16h de terça-feira, conseguiu restabelecer o funcionamento das controladoras.
No entanto, duas delas, localizadas na avenida Ponce de Arruda com a rua Rio Branco e Avenida Amazonas com a Rua Arnaldo Estevam, apresentaram inconsistências.

Isto ocasionou a falta de sincronia dos semáforos instalados na avenida Ponce de Arruda com as ruas Dom Pedro II e Otávio Pitaluga e avenida Amazonas com as ruas Fernando Correa e 13 de Maio.

Conforme a Setrat, a equipe de manutenção segue no local para restabelecer o mais rápido possível a sincronização dos semáforos instalados nos referidos pontos.

“Nestes pontos  os sinais estão funcionando, porém, ocorreu quebra de sincronia. A equipe está trabalhando para reestabelecer a sincronização”, afirmou o secretário Lindomar Alves.

Licitação

A pasta salienta ainda que aguarda o fim do processo licitatório por parte da Secretaria Municipal de Administração para implantação de um novo e moderno sistema semafórico.

A licitação em andamento prevê a aquisição dos chamados “semáforos inteligentes” à implantação no quadrilátero central, em substituição aos 65 que estão atualmente em funcionamento.

Os “semáforos inteligentes” irão viabilizar a chamada “onda verde”, que mantém o sincronismo dos cruzamentos ao longo de uma rota, permitindo que os veículos trafeguem no corredor com o mínimo de paradas possíveis, principalmente em horários considerados de pico.

Os equipamentos contam também com tecnologia que permitirá estabilidade aos semáforos, em até 2h em caso de queda de energia.

Por fim, o secretário Lindomar informa também que a Secretaria Municipal de Administração informou que aguarda até esta quarta-feira (1), que termina o prazo recursal para impugnação, para prosseguir com a homologação do processo licitatório.