No dia 10 de dezembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) realizará a primeira edição do STF Inspira. Em comemoração ao Dia da Justiça (8/12), o evento vai promover reflexões e o compartilhamento de experiências com palestras em formato curto e dinâmico, feitas por pessoas de destaque em suas áreas, no formato talks.
Em pauta, temas da Constituição, como segurança pública, meio ambiente, alimentação, segurança pública e acessibilidade, sempre em torno da ideia de que “A Constituição é sua”.
Quem trabalha no STF poderá acompanhar as palestras presencialmente, mediante inscrição que será aberta em breve. O evento também terá como público presencial jornalistas que cobrem o Judiciário e autoridades.
Para ampliar o alcance da iniciativa, o STF Inspira será transmitido ao vivo pelos canais do STF e da TV Justiça no YouTube, e todas as gravações ficarão disponíveis posteriormente.
Palestrantes
O ministro Luís Roberto Barroso está entre os speakers do STF Inspira. O presidente do STF vai falar sobre um assunto que norteia a sua gestão no Supremo: “A Constituição é sua”.
A programação inclui ainda a cientista da computação e pesquisadora Ana Carolina da Hora, conhecida como Nina da Hora, que vai abordar tecnologia e inovação; e o advogado Gabriel Sampaio, que integra a organização não governamental Conectas Direitos Humanos, vai falar sobre segurança pública. A jovem caiçara Isis Ayres foi convidada para tratar de meio ambiente.
Entre os palestrantes do STF, estão Josa da Silva Alves, funcionária que chefiou os trabalhos de limpeza da Corte após o 8 de janeiro, e o agente de segurança Rodrigo Bento dos Santos, que, além de suas funções no Supremo, dá aulas gratuitas sobre legislação para concurseiros e faz palestras educativas em escolas públicas. Mariana Guedes, colaboradora do STF e coordenadora da Parada do Orgulho PcD, vai trazer inspirações sobre inclusão e acessibilidade.
Haverá também uma intervenção artística conduzida pela atriz e escritora Elisa Lucinda.
Para a juíza-ouvidora do STF, Flávia Martins de Carvalho, a expectativa do evento é inspirar um zelo cada vez maior e melhor pela Constituição Federal e pela dignidade do ser humano. “Eu espero que o evento possa fortalecer o nosso senso de pertencimento como membros de um só país que tem uma única Constituição, a Constituição cidadã, plena de direitos e garantias, mas também de obrigações”.