A atuação da Justiça Eleitoral nas Eleições Municipais 2024 foi o principal tema de uma reunião realizada entre a presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, e juízes eleitorais do Polo Rondonópolis. O encontro, que ocorreu na última sexta-feira (20.10), também contou com as presenças de juízes-membros e outros componentes da gestão atual.
Segundo a presidente do Tribunal, a expectativa é que o próximo pleito transcorra com tranquilidade, mas que é fundamental o envolvimento de todos, principalmente os que estão na ponta, atuando nos municípios. “O TRE-MT obteve sucesso nas últimas eleições e tenho certeza de que repetiremos esse feito. Quero agradecê-los pela presença e ressaltar que estamos à disposição de todos os juízes eleitorais e servidores que nos ajudarão a fazer uma eleição segura, transparente e digna da sensação de dever cumprido”, frisou a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro.
Foram convocados a participar os juízes e juízas eleitorais das cidades de Rondonópolis (10ª e 46ª Zonas Eleitorais), Guiratinga (2ª Zona Eleitoral), Alto Araguaia (8ª ZE), Campo Verde (12ª ZE), Jaciara (14ª ZE), Pedra Preta (45ª ZE), Primavera do Leste (40ª ZE), Poxoréo (47ª ZE), e Paranatinga (57ª). A reunião contou, ainda, com a presença do juiz auxiliar da Presidência, Aristeu Dias Batista Villela, e a diretora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-MT), juíza Ana Cristina Silva Mendes.
Os juízes-membros Luiz Octávio Oliveira Saboia Ribeiro, Jackson Francisco Coleta Coutinho, José Luiz Leite Lindote e Eustáquio Inácio de Noronha Neto também participaram da reunião e falaram com os juízes eleitorais sobre alguns aspectos do pleito, como julgamentos de prestações de contas, propagandas eleitorais, entre outros assuntos.
O diretor-geral do TRE, Mauro Sérgio Rodrigues Diogo, apresentou dados dos aspectos gerais de Mato Grosso, como o fato de que já nas próximas eleições o número de municípios será de 142, com a inclusão já oficializada de Boa Esperança do Norte. Foram expostos o número total de pessoas aptas ao voto no estado, que totaliza 2.467.577, sendo 49% homens e 51% mulheres. Já o eleitorado com a biometria cadastrada soma 1.980.086, ou seja, 80,25% do total. A estrutura da Justiça Eleitoral em Mato Grosso é formada por 57 Zonas Eleitorais e contabiliza, atualmente, 109 locais de difícil acesso. O cumprimento das metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e das metas próprias (Pauta Limpa) foi abordado pela assessora-chefe de Planejamento e Gestão Estratégica em substituição, Mayra Coelho.
Para o juiz da 10ª Zona Eleitoral, com sede em Rondonópolis, Rhamice Ibrahim Ali Ahmad Abdallah, este momento de troca com a gestão e servidores da alta administração do TRE-MT traz segurança. “É muito importante, para que nós possamos entender melhor a visão do Tribunal, da presidência, no sentido de como se vê, como deve ser feita a eleição, e isso traz uma facilidade para nós, juízes eleitorais. Facilidade para que nós possamos, principalmente, transmitir para a sociedade essa segurança do sistema eleitoral. Além disso, nos auxilia na atuação para que a eleição transcorra da melhor maneira possível, porque se nós trabalharmos de uma forma unida e orientada em uma visão, de maneira ética, isso favorece toda a sociedade”.
O juiz eleitoral que atua na 2ª Zona Eleitoral, com sede em Guiratinga, Aroldo José Zonta Burgarelli, disse que o encontro foi satisfatório. “Em oito anos, nós nunca tivemos uma reunião exclusiva em que os juízes titulares do polo de Rondonópolis e Primavera do Leste pudessem ter contato e aproximação tanto com a desembargadora, quanto com os juízes-membros da Corte e com a diretoria do Tribunal. Foi muito importante, no sentido de nos orientar, nos prepararmos para o ano que vem, e nos passar a segurança de que a gestão está à nossa disposição. Nós nos sentimos prestigiados e lisonjeados com o apoio e a dedicação que o TRE-MT está dando para os juízes eleitorais tocarem a eleição do ano que vem”.
Já a titular da 46ª Zona Eleitoral de Rondonópolis, Aline Luciane Ribeiro Viana Quinto Bissoni, afirmou que a reunião foi bastante proveitosa. “A desembargadora Maria Aparecida está sempre muito atenta às necessidades, especialmente agora com a questão eleitoral, e foi bastante interessante, porque eles já deram uma prévia de todo o calendário. Nós pudemos discutir também pontos sensíveis, importantes, que tocam as eleições municipais especificamente, quando os ânimos ficam um pouco mais exaltados. Então, a presidente passou bastante orientação, acolhimento e tranquilidade para que nós consigamos presidir as eleições com segurança”, avaliou.