O bem-estar feminino é o foco da programação da Secretaria de Saúde neste mês em Rondonópolis. A abertura do Outubro Rosa 2024 aconteceu nesta terça-feira (1). O calendário de ações vai até o dia 27.
A abertura oficial aconteceu na Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis (APOR) com a realização de mamografias, palestra sobre o tema, café da manhã, roda de conversa e depoimentos de mulheres em tratamento de câncer de mama.
De acordo com o gerente do Departamento de Ações Programáticas, Leonardo José Araújo de Campos, as ações foram planejadas para alertar e sensibilizar a população em geral sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama e de colo uterino.
Durante todo o mês haverá exames preventivos (C.C.O.), exame clínico de mamas, palestras, distribuição de materiais educativos e mamografias, bem como atividades em salas de espera e testes rápidos para sífilis, HIV e hepatite B nas Unidades de Saúde, escolas e empresas do município.
Dentro da programação haverá atividades com as servidoras da Secretaria Municipal de Saúde e Ceadas na próxima terça-feira (8). Na manhã do sábado (19), está previsto um Pit Stop na Praça Brasil para distribuição de panfletos informativos. E, no dia 27 a Caminhada Outubro Rosa em parceria com a APOR iniciando as 7h na rua Dom Pedro II, no centro.
A prevenção do aparecimento do câncer de mama e de colo de útero acontece por meio da realização de exames preventivos ginecológicos e clínico de mamas, de forma periódica, podendo ser uma vez ao ano, por isso os exames estão disponíveis na rede pública de saúde durante o ano inteiro, com maior disponibilidade de serem realizados em outubro.
Além dos diversos benefícios ao público, a campanha também vem com um olhar diferenciado para os servidores. A enfermeira da Unidade de Saúde que realizar o maior número de coletas de papanicolau e exame clínico das mamas, na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde (25 a 59 anos) será premiada.