Os 21 vereadores mirins eleitos no pleito 2023 pela Câmara Municipal de Rondonópolis foram apresentados de forma oficial durante a Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira (24).
Entre os 21 vereadores mirins eleitos estão nove meninas e 12 meninos. Além dos titulares, também foram apresentados os cinco suplentes, sendo três meninas e dois meninos.
O programa envolveu 20 escolas entre a Rede Pública de Ensino Estadual e Municipal e unidades particulares, teve 53 candidatos e o pleito recebeu um total de votos recorde, 9.152 alunos votaram frente aos 2.921 que fizeram a escolha em 2019(última edição antes da pandemia da COVID-19.
“Foi um período muito interessante e que exigiu tanto da Câmara, como da Escola do Legislativo, responsável pela organização de todo processo eleitoral e que agora terá a responsabilidade de preparar esses meninos e meninas para formar o Parlamento Mirim, muita dedicação e empenho. Mas valeu a pena. Hoje é motivo de orgulho recebermos esses jovens que farão parte da história do Legislativo de Rondonópolis”, comentou a Primeira Secretária da Mesa Diretora da Câmara, vereadora Marildes Ferreira.
“Esse jovens vão aprender nesse período em que estarão frente ao Parlamento Mirim, o que é Cidadania, senso de Justiça e Democracia, entre outros valores cívicos, necessários para construção do ser humano”, pontuou o presidente da Câmara, vereador Júnior Mendonça.
Para o vereador Adonias Fernandes, autor da lei que instituiu o programa Vereador Mirim em Rondonópolis, é motivo de comemoração o fato de que este ano o projeto ganhou maior robustez junto à comunidade escolar e também dentro da Casa de Leis, através dos demais parlamentares.
A cerimônia de posse vai acontecer no próximo dia 30, em Sessão Solene na Câmara Municipal de Rondonópolis.