Depois de muitos rumores sobre a possibilidade de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vir à Rondonópolis nos próximos dias, eis que a informação foi confirmada pelo presidente da Câmara Municipal, o vereador petista Júnior Mendonça. Aqui, Lula deve entregar os apartamentos do Residencial Celina Bezerra, cuja entrega é aguardada ansiosamente pelas famílias contempladas há anos.
É claro que Lula não deve vir ao estado apenas para essa solenidade, mas seria sem a menor sombra de dúvida uma agenda positiva que deve reforçar a imagem política do presidente na cidade dominada pelo agronegócio, mas também reforçará a imagem do gestor municipal, José Carlos do Pátio, filiado ao PSB, partido aliado de Lula em nível nacional, e por conseguinte deverá dar um up no nome do presidente do Sanear, Paulo José Correia, nome que Pátio quer como seu sucessor na prefeitura de Rondonópolis.
Quem acompanha ainda que de longe a política local sabe que Pátio apoiou Lula na eleição de 2022 e em eleições passadas, o que por si só não significa muito, pois se levarmos em consideração que o eleitorado de Rondonópolis votou em sua maioria no ex-presidente Jair Bolsonaro, do PL, esse apoio poderia, dependendo de quem avalia, não ter significado grande coisa, ou seja: não rendeu votos suficientes para garantir a vitória do petista na cidade.
O raciocínio não chega a ser completamente indevido, visto que Lula teve 44.812 votos no segundo turno da última eleição, 35,13% do total, dentro de uma média histórica que o PT já obtém na cidade em se tratando de eleições presidenciais, enquanto Bolsonaro teve 82.752 votos, ou 64,87% do total da cidade. A vitória do ex-presidente na cidade foi com muita folga.
Mas isso precisa ser melhor analisado, para que não se cometa injustiças, pois é preciso levar em consideração que o pensamento mais à extrema direita teve um reforço considerável nos últimos anos e mesmo com o clima muito pouco favorável, Pátio e seu grupo não arredaram o pé e apoiaram Lula em todos os momentos.
Sem triar nem pôr, seja qual tenha sido o resultado das urnas, parte considerável dos votos que estavam lá para Lula eram de Pátio e sua turma, independente de não ter conseguido avançar mais nos percentuais. E o presidente, que de bobo tem só o jeito, sabe disso e quer deixar claro isso.
Afinal, olhando friamente, para Lula fortalecer Pátio é fortalecer o campo político democrático mais à esquerda e isso pode ajudar o seu PT a se fortalecer junto.
Essa vinda também poderá servir para aproximar mais o PT e a Federação Brasil da Esperança da gestão Pátio, que hoje ocupa cargos menores, mas que podem a vir ocupar cargos no primeiro escalão e ajudarem a prefeitura a conseguir recursos federais para a cidade.
Em resumo, essa possível vinda de Lula movimentará a cidade e os bastidores da política. E nós vamos ficar de olho!